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Casoteca

Bem-vind@ à Casoteca Redenutri!             

Aqui você encontrará um acervo virtual de casos didáticos sobre diferentes temas ligados à implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde. Os casos são de acesso gratuito e abordam diferentes temas como: gestão local, intrasetorialidade, força de trabalho em alimentação e nutrição,  organização da atenção nutricional, educação permanente e outros. 

O que são Casos Didáticos?

Os casos didáticos são narrativas que apresentam uma história baseada em experiências reais, embora os nomes dos municípios, instituições, profissionais citados sejam fictícios. Os textos buscam conduzir o leitor por um conjunto de informações, questões, desafios, escolhas e decisões que o estimulam a  refletir sobre seu próprio contexto a partir da seguinte questão: o que você faria se tivesse que enfrentar as circunstâncias apresentadas? 

Cada caso didático é acompanhado de uma "nota pedagógica", que é um documento problematizador voltado para facilitar a articulação de informações, a fixação de conceitos. A "nota pedagógica" também apresenta algumas indicações de possíveis usos do material em atividades de capacitação. Há ainda a indicação de material complementar para quem quiser aprofundar conhecimentos.    

As narrativas são uma forma interessante de conhecer diferentes realidades e empregá-las como recurso de aprendizagem. Isso porque a utilização dos casos fundamenta-se no compartilhamento de experiências, desafios, lições aprendidas e boas práticas, que podem contribuir com o trabalho de diferentes instituições e profissionais envolvidos no processo de gestão e implementação das ações de alimentação e nutrição.

Portanto, incentiva-se que o material seja utilizado na formação de diferentes profissionais, em cursos de graduação e outras estratégias de treinamento. É importante destacar que a Casoteca não apresenta "modelos de atuação", pois cada realidade é única, com potencialidades e desafios específicos. Os casos e as notas contribuem com a reflexão e a busca de caminhos próprios e potencializa o aprendizado a ser multiplicado ou recriado de acordo com cada contexto.

Sobre a Casoteca

Inicialmente, é preciso fazer uma diferenciação importante: o caso didático, também chamado caso de ensino, é diferente do estudo de caso. Enquanto o primeiro é um recurso didático, voltado para um processo de ensino-aprendizagem, o segundo é um método de pesquisa frequentemente utilizado nas ciências humanas.

A história do caso didático não vem de hoje. Há quase cem anos, as escolas de Direito e de Negócios da Universidade de Harvard utilizam essa estratégia pedagógica, que vem sendo aplicada em um grande número de universidades e organizações atualmente.

Na Casoteca Redenutri, utilizamos o conceito de caso didático voltado para aprendizagem organizacional. Nesse modelo, um problema relacionado à políticas públicas ou, mais especificamente, à implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, à gestão e/ou implementação das ações de alimentação e nutrição no SUS é apresentado em forma de história e acompanhado por informações que possibilitam a compreensão das circunstâncias nas quais as decisões foram tomadas.

O acervo da Casoteca RedeNutri foi elaborado pela equipe do Observatório de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB), e contou com o apoio e parceria da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e  da Organização Panamericana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

 Casos Didáticos

Relatos de Boas Práticas de Gestão de Alimentação e Nutrição 

 1) Financiamento(external link)
  2) Força de Trabalho(external link)
  3) Intersetorialidade(external link)
         4) Organização da Atenção Nutricional
   - Enfrentando a obesidade (external link)
   - Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS(external link)
  5) Educação Permanente(external link)
  6) Matriciamento(external link)

Boas Práticas de Formação Profissional

      1) A educação interprofissional para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e para a integralidade do cuidado(external link)
2) Práticas problematizadoras e ativas de ensino na comunidade(external link)
3) O exercício da interdisciplinaridade no currículo integrado (external link)
4) A integração ensino-serviço(external link)
5) Estratégias para integração de conhecimentos  (external link)
6) Os serviços de saúde como espaços de ensino-aprendizagem (external link)
      7) A abordagem interdisciplinar e problematizadora  para o desenvolvimento da prática crítico-reflexiva (external link)
8) A extensão universitária e a formação profissional(external link)
9) Práticas integradoras(external link)

Relate sua experiência

Se você tem uma experiência relacionada a alguns dos temas abordados pela Casoteca e deseja compartilhar conosco, entre em contato pelo e-mail opsan@unb.br.

Seu relato será analisado e, se aprovado, entraremos em contato para tomá-lo como referência para o desenvolvimento de um caso didático. O material a ser submetido deve ser composto pela narrativa principal e um resumo. 

A narrativa principal é a descrição da situação propriamente dita. Deve conter o problema/desafio enfrentado, sua contextualização, os atores envolvidos e a descrição das lições aprendidas e boas práticas. A ideia é que o relato seja completo, porém conciso. Sugerimos um texto inicial com, no máximo, 15 mil caracteres (com espaço). O resumo deverá conter informações breves sobre o conteúdo do texto. Esclarecemos que em todos os casos publicados é garantido o anonimato, assim o nome do município, setores envolvidos e profissionais divulgados são fictícios. Para análise do relato, o Opsan/UnB levará em consideração: 

  • Pertinência temática: o relato deve estar relacionado aos eixos temáticos disponíveis na Casoteca;
  • Relevância e aplicabilidade: a experiência relatada precisa ter características de inovação no contexto ocorrido de maneira a contribuir com os objetivos propostos pela Casoteca;
  • Amplitude: a situação apresentada deve ser aplicável em contextos diversos e as lições aprendidas  precisam indicar durabilidade;
  • Clareza do texto.  


Contribuíram para esta página: argus.sugra@gmail.com e redenutri@unb.br .
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A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





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