Casoteca
Bem-vind@ à Casoteca Redenutri!
Aqui você encontrará um acervo virtual de casos didáticos sobre diferentes temas ligados à implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde. Os casos são de acesso gratuito e abordam diferentes temas como: gestão local, intrasetorialidade, força de trabalho em alimentação e nutrição, organização da atenção nutricional, educação permanente e outros.
O que são Casos Didáticos?
Os casos didáticos são narrativas que apresentam uma história baseada em experiências reais, embora os nomes dos municípios, instituições, profissionais citados sejam fictícios. Os textos buscam conduzir o leitor por um conjunto de informações, questões, desafios, escolhas e decisões que o estimulam a refletir sobre seu próprio contexto a partir da seguinte questão: o que você faria se tivesse que enfrentar as circunstâncias apresentadas?
Cada caso didático é acompanhado de uma "nota pedagógica", que é um documento problematizador voltado para facilitar a articulação de informações, a fixação de conceitos. A "nota pedagógica" também apresenta algumas indicações de possíveis usos do material em atividades de capacitação. Há ainda a indicação de material complementar para quem quiser aprofundar conhecimentos.
As narrativas são uma forma interessante de conhecer diferentes realidades e empregá-las como recurso de aprendizagem. Isso porque a utilização dos casos fundamenta-se no compartilhamento de experiências, desafios, lições aprendidas e boas práticas, que podem contribuir com o trabalho de diferentes instituições e profissionais envolvidos no processo de gestão e implementação das ações de alimentação e nutrição.
Portanto, incentiva-se que o material seja utilizado na formação de diferentes profissionais, em cursos de graduação e outras estratégias de treinamento. É importante destacar que a Casoteca não apresenta "modelos de atuação", pois cada realidade é única, com potencialidades e desafios específicos. Os casos e as notas contribuem com a reflexão e a busca de caminhos próprios e potencializa o aprendizado a ser multiplicado ou recriado de acordo com cada contexto.
Sobre a Casoteca
Inicialmente, é preciso fazer uma diferenciação importante: o caso didático, também chamado caso de ensino, é diferente do estudo de caso. Enquanto o primeiro é um recurso didático, voltado para um processo de ensino-aprendizagem, o segundo é um método de pesquisa frequentemente utilizado nas ciências humanas.
A história do caso didático não vem de hoje. Há quase cem anos, as escolas de Direito e de Negócios da Universidade de Harvard utilizam essa estratégia pedagógica, que vem sendo aplicada em um grande número de universidades e organizações atualmente.
Na Casoteca Redenutri, utilizamos o conceito de caso didático voltado para aprendizagem organizacional. Nesse modelo, um problema relacionado à políticas públicas ou, mais especificamente, à implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, à gestão e/ou implementação das ações de alimentação e nutrição no SUS é apresentado em forma de história e acompanhado por informações que possibilitam a compreensão das circunstâncias nas quais as decisões foram tomadas.
O acervo da Casoteca RedeNutri foi elaborado pela equipe do Observatório de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB), e contou com o apoio e parceria da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e da Organização Panamericana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).
Casos Didáticos
Relatos de Boas Práticas de Gestão de Alimentação e Nutrição
1) Financiamento
2) Força de Trabalho
3) Intersetorialidade
4) Organização da Atenção Nutricional
- Enfrentando a obesidade 
- Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS
5) Educação Permanente
6) Matriciamento
Boas Práticas de Formação Profissional
1) A educação interprofissional para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e para a integralidade do cuidado
2) Práticas problematizadoras e ativas de ensino na comunidade
3) O exercício da interdisciplinaridade no currículo integrado 
4) A integração ensino-serviço
5) Estratégias para integração de conhecimentos 
6) Os serviços de saúde como espaços de ensino-aprendizagem 
7) A abordagem interdisciplinar e problematizadora para o desenvolvimento da prática crítico-reflexiva 
8) A extensão universitária e a formação profissional
9) Práticas integradoras
Relate sua experiência
Se você tem uma experiência relacionada a alguns dos temas abordados pela Casoteca e deseja compartilhar conosco, entre em contato pelo e-mail opsan@unb.br.
Seu relato será analisado e, se aprovado, entraremos em contato para tomá-lo como referência para o desenvolvimento de um caso didático. O material a ser submetido deve ser composto pela narrativa principal e um resumo.
A narrativa principal é a descrição da situação propriamente dita. Deve conter o problema/desafio enfrentado, sua contextualização, os atores envolvidos e a descrição das lições aprendidas e boas práticas. A ideia é que o relato seja completo, porém conciso. Sugerimos um texto inicial com, no máximo, 15 mil caracteres (com espaço). O resumo deverá conter informações breves sobre o conteúdo do texto. Esclarecemos que em todos os casos publicados é garantido o anonimato, assim o nome do município, setores envolvidos e profissionais divulgados são fictícios. Para análise do relato, o Opsan/UnB levará em consideração:
- Pertinência temática: o relato deve estar relacionado aos eixos temáticos disponíveis na Casoteca;
- Relevância e aplicabilidade: a experiência relatada precisa ter características de inovação no contexto ocorrido de maneira a contribuir com os objetivos propostos pela Casoteca;
- Amplitude: a situação apresentada deve ser aplicável em contextos diversos e as lições aprendidas precisam indicar durabilidade;
- Clareza do texto.