LILACS comemora 25 anos

Equipe BIREME comemora o aniversário da LILACS em atividade interna
Equipe BIREME responsável pela LILACS
Como mais importante índice bibliográfico da produção científica e técnica regional, a LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) completa 25 anos no dia 29 de outubro de 2010. O índice comemora sua história de efetiva contribuição para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da literatura científica e técnica na região.

A data representa o início da produção do índice, em 1985, que significou uma mudança radical para a região, ampliando o alcance do conhecimento científico em saúde publicado nos países no âmbito nacional, regional e global (mais sobre a história da LILACS). Além disso, iniciou o desenvolvimento das capacidades nacionais no controle bibliográfico da ciência produzida pelos países.

Desde sua concepção, a LILACS é desenvolvida de forma descentralizada e é hoje o resultado da colaboração de cerca de 800 instituições, de 19 países. Atualmente a LILACS indexa mais de 800 revistas científicas, supera o total de 500 mil registros de artigos, monografias, trabalhos de congressos, teses, documentos governamentais e não-convencionais, incluindo links para textos completos, quando estes são disponibilizados em acesso aberto.

Coordenada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), a LILACS está disponível em acesso livre e gratuito na rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), complementando índices internacionais como MEDLINE e Web of Knowledge.

LILACS ganha impulso em metodologia e tecnologia

No marco dos 25 anos da LILACS, foi lançado no dia 20 de outubro o novo Portal http://lilacs.bvsalud.org/(external link) durante a XIII Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, evento no contexto do XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), no Rio de Janeiro, RJ. Além do acesso aos registros LILACS, o portal disponibiliza temas em destaque, guia rápido de pesquisa, links úteis sobre a LILACS, e números sobre a abrangência da rede atualizados semanalmente.

Outro destaque é que, desde o mês de agosto, o envio dos registros da rede Scientific Eletronic Library Online (SciELO) para a LILACS passou a ser automático agilizando a chegada desses conteúdos para os usuários. Esta atividade faz parte da iniciativa LILACS-Express, que disponibiliza os dados de descrição bibliográfica para pesquisa e também o acesso ao texto completo de cada registro. Enquanto isso, o centro responsável pela indexação do periódico faz a revisão dos registros e os completa com a atribuição de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Também no âmbito das comemorações, se destaca a realização do primeiro curso à distância sobre a Metodologia LILACS, em maio de 2010. A atividade ampliou geograficamente a participação de bibliotecários e está em processo de distribuição para que os participantes possam replicá-lo (leia mais).

O marco recente de meio milhão de registros na LILACS, atingido em meados de novembro de 2009, aponta para a perspectiva de continuar facilitando e ampliando a contribuição por parte dos Centros Cooperantes para o índice, principalmente por meio da iniciativa LILACS-Express. A expectativa é que isto fortaleça o repositório LILACS, sobretudo com a promoção da adoção de políticas de acesso aberto por parte das revistas indexadas na LILACS.

No futuro próximo, a metodologia LILACS deverá contribuir para o registro de ensaios clínicos no contexto do projeto OpenTrials (saiba mais). E, em breve, ainda estarão em discussão as recomendações sobre conflitos de interesses propostas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE) por meio do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (mais informação).

Saiba mais:

LILACS: uma história de inovações

Links relacionados

LILACS atinge meio milhão de registros

Realizado o primeiro curso à distância sobre a metodologia LILACS

LILACS completa 20 anos online!