Abrem a partir do dia 19/10 (seginda-feira) as inscrições para a 8ª turma do curso de educação a distância (EAD) do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. A formação é resultado de uma parceria da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/SAS/DAB/MS) com o DATASUS e é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias.

Nos meses de outubro e novembro de 2015 serão disponibilizadas mais 3 turmas, conforme calendário abaixo: 

8ª Turma: 19 a 23/10
9ª Turma: 09 a 13/11
10ª turma: 30/11 a 04/12

Para este semestre, o módulo 4 do curso foi atualizado em virtude da inclusão de novas funcionalidades no Sistema de Gestão do PBF na Saúde para a 2ª vigência de 2015 como:

1.Habilitação do registro dos dados nutricionais de homens que são responsáveis familiares;

2.Identificação das famílias beneficiárias residentes em comunidades quilombolas e geração de relatórios sobre o acompanhamento de indígenas e quilombolas;

3.Identificação dos beneficiários que foram informados como falecidos na vigência anterior;

4.Integração da base de dados do e-SUS Atenção Básica (AB) com o Sistema de Gestão do PBF na Saúde.

Os interessados devem se cadastrar no endereço http://universus.datasus.gov.br(external link) em “cadastro” > novo cadastro”. Na tela seguinte, deve-se digitar todas as informações solicitadas e, ao final, será enviada uma mensagem para o e-mail com instruções para finalização do procedimento.

No primeiro acesso ao curso, o aluno pode aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, trocar experiências com os demais alunos da turma e visitar a biblioteca.

Os cadastros no ambiente e as inscrições para as turmas ofertadas estarão disponíveis nos três primeiros dias de inicio do curso. Para a oitava turma de 2015, as inscrições ficarão abertas de 19 a 21 de outubro ou até completar o número máximo de 600 participantes.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.