A Revista World NutritionImage Image (external link), volume 7, divulgou um novo artigo com a classificação de alimentos atualizada – denominada NOVA. A classificação NOVA descreve os grupos de alimentos de acordo com os níveis de processamento e tratamento a que são submetidos, adotada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (2014), ao invés de em termos de nutrientes.

A NOVA classifica todos os alimentos e produtos alimentícios em quatro categorias claramente distintas. Ela especifica quais os alimentos pertencem a qual grupo e fornece definições precisas dos tipos de processamento subjacentes a cada grupo.

O processamento de alimentos, conforme identificado pela NOVA, envolve processos físicos, biológicos e químicos que ocorrem após os alimentos serem separados da natureza e antes de serem consumidos ou utilizados na preparação de pratos e refeições. Os métodos utilizados na preparação culinária de alimentos em casa ou em restaurantes, incluindo a eliminação de partes não comestíveis, o fracionamento, a cocção, os temperos e mistura de vários alimentos, não são considerados processamento,  e, assim, não são levados em conta pela classificação NOVA.

Esta nova classificação é agora reconhecida como um instrumento válido para a investigação em nutrição e a saúde pública, políticas e ações, em relatórios da FAO e da OPAS. O artigo apresenta a atualização mais recente da NOVA e um resumo dos seus usos e resultados até agora e agora também está disponível em português.

Monteiro CA, Cannon G, Levy RB et al. NOVA. The star shines bright. Food classification. Public health(external link) World Nutrition January-March 2016, 7, 1-3, 28-38.

Clique aqui (external link)e confira o artigo em português!