O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSA), instituído pela Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005(external link), consiste na suplementação profilática medicamentosa para crianças de 6 a 59 meses de idade e mulheres no pós-parto por não atingir, pela alimentação, a quantidade diária necessária para prevenir a deficiência dessa vitamina no organismo.

Os suplementos são distribuídos, gratuitamente, nas unidades básicas de saúde (UBS) que formam a rede SUS.

- Suplementação de Vitamina A em crianças:

A partir do 6º até o 59º mês de idade, todas as crianças que residam em municípios contemplados pelo programa devem receber doses de vitamina A.

*Para crianças de 6 a 11 meses deve ser administrada uma dose de 100.000 UI (Unidades Internacionais).

* Para crianças de 12 a 59 meses deve ser administrada uma dose de 200.000UI uma vez a cada 6 meses.

Controle e Monitoramento do Programa

Os suplementos de vitamina A administrados devem ser registrados na caderneta de saúde da criança, da mesma forma que se registram as vacinas aplicadas.

Nos serviços de saúde, os suplementos de vitamina A administrados também devem ser registrados no Mapa Diário de Administração de Vitamina A, que deve conter o número de doses administradas para se ter o controle de quantas crianças recebem a megadose de vitamina A.

Funcionamento operacional do Programa 

As cápsulas de vitamina A são enviadas, preferencialmente, à central de medicamentos/almoxarifado da secretaria estadual de saúde (SES).  A central deve distribuir o produto às regionais de Saúde ou direto às secretaria municipais. 

Cabe ao coordenador local (estadual ou municipal) definir a estratégia de distribuição de vitamina A que mais se adequa à sua realidade.

Cuidados na administração da vitamina A 

- Ser administrada via oral

- Alertar mais e responsáveis sobre os possíveis efeitos colaterais que, mesmo sendo raros, podem ocorrer. É possível que a criança coma menos durante o dia da administração, vomite ou sinta dores de cabeça.

- Recomenda-se não suplementar a criança que faz o uso diário de polivitamínico com vitamina A ou qualquer outro suplemento isolado de vitamina A.

Ainda essa semana divulgaremos várias novidades sobre o tema! Acompanhe!