O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSA), instituído pela Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, consiste na suplementação profilática medicamentosa para crianças de 6 a 59 meses de idade e mulheres no pós-parto por não atingir, pela alimentação, a quantidade diária necessária para prevenir a deficiência dessa vitamina no organismo.
Os suplementos são distribuídos, gratuitamente, nas unidades básicas de saúde (UBS) que formam a rede SUS.
- Suplementação de Vitamina A em crianças:
A partir do 6º até o 59º mês de idade, todas as crianças que residam em municípios contemplados pelo programa devem receber doses de vitamina A.
*Para crianças de 6 a 11 meses deve ser administrada uma dose de 100.000 UI (Unidades Internacionais).
* Para crianças de 12 a 59 meses deve ser administrada uma dose de 200.000UI uma vez a cada 6 meses.
Controle e Monitoramento do Programa
Os suplementos de vitamina A administrados devem ser registrados na caderneta de saúde da criança, da mesma forma que se registram as vacinas aplicadas.
Nos serviços de saúde, os suplementos de vitamina A administrados também devem ser registrados no Mapa Diário de Administração de Vitamina A, que deve conter o número de doses administradas para se ter o controle de quantas crianças recebem a megadose de vitamina A.
Funcionamento operacional do Programa
As cápsulas de vitamina A são enviadas, preferencialmente, à central de medicamentos/almoxarifado da secretaria estadual de saúde (SES). A central deve distribuir o produto às regionais de Saúde ou direto às secretaria municipais.
Cabe ao coordenador local (estadual ou municipal) definir a estratégia de distribuição de vitamina A que mais se adequa à sua realidade.
Cuidados na administração da vitamina A
- Ser administrada via oral
- Alertar mais e responsáveis sobre os possíveis efeitos colaterais que, mesmo sendo raros, podem ocorrer. É possível que a criança coma menos durante o dia da administração, vomite ou sinta dores de cabeça.
- Recomenda-se não suplementar a criança que faz o uso diário de polivitamínico com vitamina A ou qualquer outro suplemento isolado de vitamina A.
Ainda essa semana divulgaremos várias novidades sobre o tema! Acompanhe!