A vigilância alimentar e nutricional (VAN) se insere no contexto da Vigilância em Saúde e compõe o conjunto de ações para a oferta da atenção integral à saúde. Nesse sentido, a VAN não é apenas um instrumento de avaliação nutricional, ela faz parte de um processo de trabalho para a construção de práticas de cuidado que apoiem ações de promoção da saúde. Realizar a VAN significa a utilização efetiva dos dados individuais e coletivos na organização e avaliação da oferta do cuidado na Rede de Atenção à Saúde.

Pensando na prática de VAN, os profissionais de saúde podem exercer a VAN utilizando como referência o Ciclo de Gestão e Produção do Cuidado.

Na Atenção Básica (AB), a prática de VAN no contexto do Ciclo de Gestão e Produção do Cuidado permite aos profissionais e gestores conhecerem as características do território onde atuam, bem como buscarem continuamente informações de risco nutricional.

Esse ciclo é composto por 4 fases:

- Coleta de dados e produção de informações: refere-se à obtenção de dados que subsidiem a geração de informações sobre o estado nutricional e as práticas alimentares, por meio dos formulários de marcadores de consumo alimentar. Recomenda-se que na Atenção Básica sejam realizadas as avaliações antropométrica e de consumo alimentar de indivíduos em todas as fases do curso da vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

- Análise e Decisão: essa etapa tem como  propósito de promover a identificação de necessidades e prioridades em saúde e, a partir disso, a elaboração de intervenções apropriadas para indivíduos, famílias e/ou comunidades.

- Ação: essa etapa refere-se a implementação das ações que podem ser direcionadas a indivíduos, famílias ou comunidade. Os modos de cuidar e gerir são mais efetivos quando partem do conhecimento prévio sobre as condições de vida dos indivíduos e da coletividade.

- Avaliação: a avaliação dos resultados e impactos tem como objetivo compreender e analisar o que se obteve nas etapas anteriores. Nesse sentido, deve-se desenvolver um modelo de acompanhamento para os resultados ou as metas pactuados, com vistas a instrumentalizar as áreas envolvidas na execução da VAN, subsidiando o cuidado, direcionando o atendimento e impulsionando a motivação para a própria atitude de vigilância.

Para saber mais informações sobre o Ciclo de Gestão e Produção do Cuidado, acesse o Marco de Referência de Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica, clicando aqui.(external link)

Aproveite e acesse também o curso da RedeNutri sobre Vigilância Alimentar e Nutricional. O módulo 2 do curso descreve detalhadamente o Ciclo. Confira aqui.(external link)

Fique ligado nas próximas notícias da RedeNutri sobre a tema!