O Caso Didático intitulado "Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção nas Redes de Atenção à Saúde: a experiência do Município de Itajaí (SC)"relata a experiência do município na realização da Vigilância Alimentar e Nutricional junto com as Equipes de Saúde da Família.

O documento apresenta como o município utiliza o Sisvan para o planejamento das ações de alimentação e nutrição. Veja o relato abaixo:

“Nós utilizamos essa ferramenta para analisar os dados e planejar as ações. Quem preenche a ficha são os agentes comunitários e os técnicos de enfermagem e, às vezes, as enfermeiras. Os nutricionistas e os enfermeiros têm a senha e o cadastro de acesso ao Sistema para poder monitorar, ver relatórios, ver dados, fazer a análise dos usuários que estão cadastrados no Sisvan. Ou seja: não fica restrito à Nutrição! Muitos municípios não têm nutricionista, e não é por isso que não pode ser feita a vigilância alimentar nutricional, não é mesmo?”

Além disso, no Caso didático são mostradas as maiores demandas de alimentação e nutrição no município, apontadas nos relatórios do Sisvan, como por exemplo crianças com alergia alimentar grave, desnutrição, doenças crônicas não-transmissíveis e pacientes acamados.

Está disponível também a nota pedagógica do Caso Didático, que visa facilitar a articulação de informações e a fixação de conceitos presentes na experiência. Não deixe de conferir!

Os Casos Didáticos da RedeNutri são experiências de municípios, contadas em forma de história, sobre determinados assuntos, como organização da atenção nutricional, financiamento, educação permanente, entre outros. Acesse todos os casos didáticos disponíveis, aqui.(external link)

Confira e aproveite dessa ferramenta da RedeNutri!