O consumo alimentar saudável é um dos determinantes do estado nutricional, sendo relacionado à saúde em todas as fases do curso da vida. Assim, o monitoramento das práticas de consumo alimentar, como parte da Vigilância Alimentar e Nutricional, colabora com o diagnóstico da situação alimentar e nutricional e, ao mesmo tempo, fornece subsídios para o planejamento e a organização do cuidado da população adstrita aos serviços de Atenção Básica.

Os formulários para avaliação de marcadores de consumo alimentar propõem a avaliação de alimentos consumidos no dia anterior, o que ameniza possíveis vieses de memória. Além disso, as questões permitem que qualquer profissional da equipe de Atenção Básica realize continuamente avaliação dos marcadores e recomende práticas alimentares adequadas e saudáveis.

Estão disponíveis três formulários, sendo um para crianças menores de seis meses, um para crianças de seis a 23 meses e 29 dias de idade e outro para crianças com dois anos de idade ou mais, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

O objetivo é identificar com que frequência o entrevistado consumiu alguns alimentos ou bebidas nos últimos 7 dias, que estão relacionados tanto a uma alimentação saudável (exemplo: consumo diário de feijão, frutas, verduras) como a práticas pouco recomendadas (exemplo: consumo frequente de alimentos fritos e guloseimas).

O Sisvan recomenda a adoção destes formulários que irão caracterizar de forma ampla o padrão alimentar do indivíduo, não pretendendo quantificar a dieta em termos de calorias e nutrientes. São identificados os chamados "marcadores do consumo alimentar", que indicam a qualidade da alimentação.

Os relatórios podem ser acessados por qualquer pessoa a partir de um computador com acesso à internet, sendo obtido por região geográfica, fase do curso da vida, indicadores (crianças e adolescentes) e raça/cor.

Clique aqui(external link) para acessar os relatórios públicos.  

Para mais informações acesse a publicação Orientações para avaliação de marcadores de consumo alimentar na Atenção Básica.(external link)