O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade de São Paulo (USP), oferece várias dicas de combinações saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar e lanches, respeitando as diferenças regionais e sugerindo alimentos e bebidas de fácil acesso para os brasileiros. Entre outras informações, a publicação (acesse aqui(external link)) apresenta 10 simples passos para alcançar uma alimentação saudável. 

Para divulgar as informações de uma forma didática, a OPAS elaborou uma animação que apresenta as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. O vídeo está disponível na RedeNutri! Para assistir, clique aqui. (external link)

Relembre

Confira abaixo as dez recomendações do Guia:

  1. Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  3. Limite o consumo de alimentos processados.
  4. Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  5. Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  6. Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  7. Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  8. Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  9. Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  10. Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.