A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com oDATASUS, oferecem a 2ª turma de 2017 do Curso de Educação a Distância sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias. 

A primeira turma de 2017, realizada no período de 27/03 à 01/04/2017, foram 752 alunos inscritos. Para a segunda turma de 2017, as inscrições ficarão disponíveis no período de 24 à 26/04/2017, e o tempo estipulado para arealização do curso vai do dia 24 à 29/04/2017, com carga horaria total de 20 horas de estudo e avaliação do estudante ao final do curso.

O curso é composto por 4 Módulos com os seguintes temas abordados:

  • Módulo I – Principais características do Programa Bolsa Família
  • Módulo II – Os compromissos do SUS com o PBF; Quem acompanhar; As condicionalidades da saúde;Assistência integral à saúde dos beneficiários
  • Módulo III – Intersetorialidade; Organização do setor saúde; Vigência
  • Módulo IV – Apresentação do sistema de gestão do Programa Bolsa Família na Saúde 

Os interessados devem se inscrever no endereço http://universus.datasus.gov.br(external link)em “cadastrar” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, o usuário precisa digitar todas as informações solicitadas e, ao final, receberá uma mensagem por e-mail com instruções para finalização do processo. 

Ao voltar ao site UniverSUS, o aluno precisará digitar o usuário e senha (que foram criados no cadastro) e clicarno campo “entrar”. Desta maneira, os participantes terão acesso aos cursos disponíveis, dentre os quais haverá o curso "Bolsa Família na Saúde”. O cadastro deverá ser preenchido momentos antes da inscrição, ou seja, na semana em que a turma será ofertada, caso contrário, o ambiente virtual não permite que o cadastro seja concluído. 

No primeiro acesso ao curso, o aluno pode aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, para trocar experiências com os demais alunos daturma e visitar a biblioteca.

Para aprovação no curso o participante deverá ter 70% ou mais de acerto na Avaliação Final. O Certificado poderá ser impresso somente após aprovação e a conclusão do curso.

Os cadastros no ambiente virtual e as inscrições para as turmas ofertadas estão disponíveis nos três primeiros dias do curso. Assim, para a segunda turma de 2017, as inscrições ficarão abertas de 24 a 26 de abril ou até completar o número máximo de 600 participantes.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mailbfasaude em saude.gov.br.