A notícia de destaque da Segundeira da CGAN nessa semana é participação da coordenação na Consulta Técnica sobre Rotulagem Frontal de Produtos Alimentícios e Bebidas. O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e ocorreu em Washington, Estados Unidos.

A Segundeira também traz relatos sobre visitas técnicas realizadas por trabalhadores da coordenação nos estados do Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. De forma geral, as visitas trataram sobre organização da atenção nutricional nas Redes de Atenção à Saúde, panorama de financiamento das ações de alimentação e nutrição e organização, articulação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade e panorama de programas e ações estratégicas de alimentação e nutrição nos estados.

O informativo traz matéria sobre o novo Guia Alimentar para Menores de 2 Anos, que desde 23 de outubro até o dia 5 de dezembro deste ano, recebe contribuições de qualquer pessoa para composição de receitas!

O De Olho na Evidência desta semana trata sobre um artigo publicado pela revista Public Health Nutrition intitulado 'Ultra-processing. An odd appraisal', do professor Carlos Monteiro e pesquisadores do NUPENS/USP, que foi elaborado em resposta comentário escrito por um consultor da Nestlé visando deslegitimar o uso da classificação NOVA.

 



Para acessar as notícias, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN  desta semana.

 

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.