A notícia de destaque da Segundeira da CGAN nessa semana é sobre a realização da 1ª Oficina para o Desenvolvimento de Competências de Famílias Indígenas para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional no Polo Base Sangradouro - Aldeia São José, DSEI Xavante, MT.

A Segundeira também traz relatos sobre visitas técnicas realizadas por trabalhadores da coordenação nos estados do Mato Grosso do Sul e Alagoas. No estado do Mato Grosso do Sul as visitas trataram sobre temas relacionados à atividade física e Academias da Saúde, Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, cenário epidemiológico/nutricional do estado, Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade e Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

No estado de Alagoas foram abordadas as principais ações implementadas no âmbito da PNAN no estado, como Programa Bolsa Família na Saúde, Vigilância Alimentar e Nutricional, Estratégia de Fortificação Nacional com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

O informativo traz matéria sobre a elaboração de um estudo realizado a partir de parceira binacional entre Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Toronto (Canadá) para avaliar o custo-eficácia do programa Academia da Saúde. O pernambucano apresentou a proposta do estudo ao professor-doutor Peter Coyte, do Instituto de Políticas de Saúde, Gestão e Avaliação, da Universidade de Toronto, e foi convidado por ele a passar seis semanas como docente-visitante no Canadá.

O De Olho na Evidência desta semana traz dois estudos, sendo o primeiro um consenso da Academia Europeia de Pediatria (EAP) e o Grupo Europeu de Obesidade Infantil (ECOG), publicado pela revista Acta Paediátrica, que relaciona o vínculo entre os meios de comunicação de massa e o aumento da obesidade entre as crianças europeias. O segundo estudo, publicado pela revista "Foods", traz a relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e doenças autoimunes, como diabetes tipo 1 e doença celíaca.

Para te ajudar a implementar as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, esta edição traz dicas do Panelinha para melhorar sua ceia de Natal. 

Para acessar as notícias, baixe aqui a Segundeira da CGAN(external link) desta semana.

 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.