Muitas pessoas acreditam que a amamentação é apenas uma decisão pessoal da mulher com seu filho. Entretanto, diversos fatores influenciam as mulheres a amamentarem com sucesso: crenças, status na família e sociedade, carga de trabalho e leis trabalhistas, confiança no corpo e sexualidade, publicidade de alimentos para bebês, entre muitos outros.

Com o objetivo de apoiar às mulheres para amamentarem, o Movimento Mundial de Aleitamento Materno lançou a campanha ONE MILLION CAMPAIGN – SupportWomentoBreastfeed. Além de mobilizar a opinião pública através de 1 milhão de assinaturas, a campanha reúne pessoas de todas as idades para apoiarem esta causa através da participação em ações, grupos de discussão e petições para decisores políticos a nível local, nacional e internacional.
A campanha tem um secretariado em Nova Déli – Índia e coordenadores internacionais da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar - International Baby FoodAction Network) em diversas regiões.

Além disso, acontecerá em 2012 a Conferência Mundial de Aleitamento Materno que terá como tema “Vamos proteger toda mulher que amamenta!”. O encontro pretende ser um marco para o movimento em prol da amamentação em todo o mundo e está agendado para os dias 6 a 9 de dezembro do próximo ano em Nova Déli, Índia.

Para contribuir com a campanha, acesse o site: http://www.onemillioncampaign.org/(external link). O site da Conferência também já está disponível: http://www.worldbreastfeedingconference.org/(external link)