A Segundeira da CGAN desta semana convidou a todos que têm alguma experiência nas áreas de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil, para preenchimento de questionário eletrônico que tem como objetivo identificar e mapear as ações para compor um banco de iniciativas e experiências, que servirão de base para a construção de ações de prevenção e controle da obesidade em nível nacional e troca de experiência com outros municípios.

Existe um peso ideal igual para todas as gestantes? Quais os riscos para o bebê que nasce após uma gravidez em que a mãe não ganha peso adequadamente? O professor e pesquisador Gilberto Kac responde a dúvidas sobre ganho de peso na gestação! E a Bela Gil entrevistou a Ana Paula Bortoletto, líder do programa de Alimentação Saudável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), trazendo 6 argumentos que deixam claro que as embalagens precisam mudar – e rápido.

Confira como foi a oficina de facilitadores do Encontro Nacional da V Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional +2, que teve como objetivo apresentar o Encontro e a metodologia e treinar e integrar os participantes.

O bloco “Saiu na Mídia” trouxe como notícias o resultado de estudo realizado com dados de 19 países europeus, da revista Public Health Nutrition, que mostra que no continente europeu a comida de verdade tem sido substituída por alimentos ultraprocessados.; E que pobreza encurta a vida mais do que obesidade, álcool e depressão.

Leia isso tudo e muito mais na Segundeira!

 

Para acessar as notícias, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN Image  (http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1770(external link)) desta semana.

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.