A Segundeira da CGAN de 19 a 23 de fevereiro informou que o Programa Academia da Saúde habilitará mais polos para custeio em data provável de abril de 2018 e convoca municípios aptos a solicitar os repasses.

O informativo também publicou matéria do site da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, na qual anunciou uma nova comissão de alto nível que deve propor soluções arrojadas e inovadoras para acelerar a prevenção e o controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como doenças cardíacas e pulmonares, cânceres e diabetes.

Outras notícias como a publicação de edital do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para apoiar o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com inscrições até 9 de abril; advertências sobre remédios para emagrecimento; e benefícios de alimentos orgânicos podem ser lidas nessa Segundeira.

No bloco “Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira”, é possível ler notícia que fala de estudo apontando que o segredo para a perda de peso é a qualidade e não a quantidade da dieta. A pesquisa também sugere que as autoridades de saúde devem acabar com a obsessão pelas calorias e, em vez disso, incentivar a população a evitar alimentos processados que são feitos com amidos refinados e açúcar adicionado.

Leia isso tudo e muito mais na Segundeira!

 

Para acessar as notícias, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN desta semana.

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.