Nessa semana, a Segundeira fala sobre o debate levantado pela ANVISA a respeito do Impacto regulatório com base em experiências internacionais.

Confira também: A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no dia 14/05 o REPLACE com um passo-a-passo para eliminar do suprimento global de alimentos os ácidos graxos trans produzidos industrialmente.

 Veja as principais notícias que saíram na mídias sociais do Ministério da Saúde como informações sobre o que é a Doença Celíaca, o Dia Mundial do combate à Hipertenção Arterial; o lançamento do e-book “Alimentação & Nutrição na Atenção Primária à Saúde”e vários outros assuntos.

Saiba mais informações a respeito da nova Lei inclui tema da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

O quadro “De olho na evidência” traz notícia da Revista Panamericana de Salud Publica sobre proposta de modelo conceitual para o estudo de ambientes alimentares no Chile.

Em “Reuniões e Agendas Estratégicas” você pode acessar informações sobre os eventos que tem acontecido nesta semana como a XI Reunião do Comitê Técnico de Povos e Comunidades Tradicionais e A oficina realizada pela CGAN/MS para discussão de metas de redução de açúcar em achocolatatos junto à Associação Brasileira de Industrias Alimentícias.

No “Espaço dos Estados”, saiba mais sobre evento realizado pela secretaria estadual de saúde do Piauí, que realizou o Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro único e Programa Bolsa Família onde foram discutidos temas relacionado à gestão, no Estado e nos municípios, a cerca do Cadastro único e acompanhamento das condicionalidades de assistência social, saúde e educação das famílias beneficiárias do programa; Em Olinda Crianças aprendem na escola sobre alimentação saudável em iniciativa organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –FNDE.

No “Implementando o Guia Alimentar para população Brasileira”, o tema escolhido foi: “Alimentos IN NATURA, processados e Ultraprocessados” .

No bloco “Saiu na mídia” confira a notícia “Obesidade não é 'só problema de ricos' e custa US$ 2 tri à economia global, diz criador do Fome Zero e diretor da FAO”

Não perca tempo. Confira!

Para acessar as notícias, baixe ===AQUI===(external link) a Segundeira da CGAN  desta semana.

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.