Nessa semana, a notícia de capa da Segundeira fala sobre a 71ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última terça-feira (22), em que o Brasil apresentou proposta de nova rotulagem de alimentos e acordo com a indústria para redução de açúcar em alimentos ultraprocessados.

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB) realizará de 28 de maio a 10 de junho os ajustes da adesão do ciclo 2017/18 do Programa Saúde na Escola (PSE), no Sistema e-Gestor da Atenção Básica. O Ajuste é de responsabilidade municipal, considerando o planejamento local.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta que duplica a pena para quem faz, promove ou divulga publicidade enganosa ou abusiva dirigida a criança. A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para o Plenário.

No “Espaço dos Estados”, confira matérias que foram publicadas sobre as Academias de Saúde do município de Nova Santa Rita (RS) e Praia Grande (SP), que promovem qualidade de vida e reduzem o número de atendimentos em postos de saúde.

O quadro “De olho na evidência” traz estudo recente que foi liderado por Ana Cláudia Munhoz Bonassa, pesquisadora da Universidade de São Paulo, no qual aponta que o jejum intermitente pode aumentar risco de diabetes tipo 2.

Não perca tempo. Confira!


 

Para acessar as notícias, baixe aqui (external link)a Segundeira da CGAN desta semana.

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.