A Segundeira dessa semana teve como notícia de capa o lançamento da Consulta Pública nº 4, que traz a versão preliminar do Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos, e que estará disponível até o dia 25 de agosto. Todos estão convidados para contribuir com críticas e sugestões para melhoria do documento. A nova edição do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos traz recomendações e informações sobre como alimentar crianças nos dois primeiros anos de vida para promover saúde, crescimento e desenvolvimento.

Também foi notícia no informativo a reunião sobre redução do consumo de nutrientes críticos e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O encontro ocorreu em 12 de julho, e contou com representantes da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), entidades médicas, conselhos profissionais e academia. Na reunião foram apresentados dados sobre o cenário e acordos internacionais para redução do consumo de nutrientes críticos, evidências científicas sobre associação entre o consumo elevado de nutrientes críticos e desfechos em saúde bem como a agenda de redução do consumo de nutrientes críticos do Ministério da Saúde.

Outra notícia é a tramitação de projeto, que aguarda emendas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e que trata sobre a proibição da distribuição e da venda de bebidas formuladas industrialmente que contenham açúcar ou edulcorantes em seus ingredientes em escolas das redes pública e privada.

No bloco Saiu na Mídia, confira a campanha “Abusivo Tudo Isso”, que denuncia ações de empresa de fast food que oferta produtos alimentícios atrelados a brinquedos colecionáveis direcionados a crianças.

Não perca tempo. Confira essas e todas as outras notícias!


Para acessar as notícias, baixe aqui a Segundeira desta semana  http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1820(external link).

 

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.