A notícia de capa da Segundeira dessa semana foi a regulamentação inédita que os suplementos alimentares ganharam. A nova regulamentação contribuirá para o acesso dos consumidores a suplementos alimentares seguros e de qualidade e ajudará a reduzir a assimetria de informações existente nesse mercado, especialmente no tocante à veiculação de alegações sem comprovação científica.

A Segundeira também fala sobre o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), uma ferramenta do FNDE para análise qualitativa dos cardápios da alimentação escolar.

Foi notícia a reunião do Comitê Executivo do Edital de Pesquisas sobre Ciência de Dados, que busca selecionar pesquisas que utilizarão grandes bases de dados nacionais integradas, e a abertura das inscrições para curso sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudáveis, disponíveis de 23 de julho a 6 de agosto.

No bloco “De Olho na Evidência” traz a notícia de um projeto que está sendo conduzido na Harvard T.H. Chan School of Public Health avaliando intervenções identificadas como estratégias potencialmente importantes no combate à obesidade infantil. Três intervenções analisadas foram consideradas econômicas (economizando mais do que elas custam para ser implementadas): taxação de bebidas açucaradas; eliminação do subsídio para publicidade de alimento não saudável para o público infantil; e o estabelecimento de padrão nutricional para comida e bebida vendidas nas escolas fora as refeições planejadas.

O bloco “Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira” iniciou uma série que apresentará os 13 capítulos que compõem a nova proposta para o Guia alimentar para crianças menores de 2 anos, que se encontra atualmente em consulta pública. Esta semana falou-se sobre os quatro primeiros capítulos: Introdução, O Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos como instrumento para promoção da segurança alimentar e nutricional; Um Guia Alimentar para as famílias de crianças menores de 2 anos; e Princípios. 

Não perca tempo. Confira essas e todas as outras notícias!

Para acessar as notícias, baixe aqui (external link)a Segundeira desta semana.

 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.