A Segundeira dessa semana trouxe como primeira página a Campanha de Amamentação lançada pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (27). O slogan da campanha é “Amamentação é a Base da Vida”, onde a atriz Sheron Menezzes e o seu marido, Saulo Bernard, são os padrinhos. A ação surgiu em 2010, com o objetivo de apoiar a mulher que retorna da licença-maternidade e deseja continuar amamentando o filho. As Salas de Apoio à Amamentação são locais simples e de baixo custo para as empresas, onde a mulher pode retirar o leite durante a jornada de trabalho e armazená-lo corretamente para que ao final do expediente possa levá-lo para casa e oferece-lo ao bebê.

Também fazendo referência à Semana Mundial do Aleitamento Materno, foi publicada notícia do município de Barra Mansa (RJ), que desenvolverá diversas atividades sobre o tema entre os dias 1º e 9 de agosto.

A Segundeira falou sobre o pagamento pelo Fundo Nacional de Saúde de duas portarias que estabelecem recursos financeiros para as ações de alimentação e nutrição (FAN), recurso de custeio que deve ser utilizado seguindo as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

No bloco “Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira”, fala-se sobre os capítulos “Leite materno: o primeiro alimento”, “Conhecendo os alimentos” e “A criança e a alimentação a partir dos 6 meses", do novo Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos, que está em consulta pública até 25 de agosto.

Não perca tempo. Confira essas e todas as outras notícias!

 


 

Para acessar as notícias, baixe aqui(external link) a Segundeira desta semana.

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.