A Segundeira dessa semana...

 Relata sobre a elaboração do primeiro “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o controle e tratamento da obesidade”, que tem por objetivo disponibilizar aos profissionais de saúde as melhores evidências científicas disponíveis para que desenvolvam práticas de atenção à saúde. Neste contexto, o Protocolo confere segurança e efetividade clínica, de modo organizado e acessível aos profissionais de saúde. 

Divulga o lançamento do curso autoinstrucional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – integrante da Rede UNA-SUS – “Promoção da Alimentação Saudável na Atenção Básica.” Confira o link e mais informações sobre esse curso na segundeira. 

Informa sobre a realização de Seminário de Políticas de Alimentação e Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no qual falou sobre a implantação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) em Alagoas. 

No espaço dos estados destaca premiação recebida pelo nutricionista Anderson Leão Nogueira Holsbach, que foi homenageado com o “Prêmio Dra. Eliete Salomon Tudisco – Destaque Profissional do Ano”, na categoria Saúde Coletiva, realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região; Realização de ações do Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde nos municípios de Brusque e .etrópolis, respectivamente. 

Apresenta reportagem do jornal Valor Econômico sobre estudo encomendado pela indústria sobre a colocação de alertas nos rótulos de alimentos; matéria sobre a concentração de mercado na indústria de alimentos e instauração de processo pelo Procon de Porto Alegre contra a empresa Mcdonald's por Publicidade Infantil. 

 Não perca tempo. Confira essas e todas as outras notícias!

 

Para acessar as notícias, baixe aqui a Segundeira desta semana http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1832(external link) 


 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.