O Ministério da Saúde publicou dois novos Cadernos da Atenção Básica: Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica - Hipertensão Arterial Sistêmica (n⁰ 37) e Diabetes Mellitus (n⁰ 36). 

Os Cadernos de Atenção Básica contribuem no fortalecimento das ações desenvolvidas por todos os profissionais de saúde da AB de várias partes do país, além de auxiliar os profissionais no processo de educação permanente, apoiando a construção de protocolos locais que organizem a atenção à pessoa com doença crônica. 

São oferecidos gratuitamente como fonte de informação, com a possibilidade de auxiliar na correta implementação do modelo assistencial de atenção básica e é um importante instrumento de valorização das práticas de saúde.

Na edição específica sobre Diabetes Mellitus (disponível aqui(external link)), é abordado o controle da glicemia e o desenvolvimento do autocuidado, o que contribui na melhoria da qualidade de vida, reduzindo assim a morbimortalidade causada pela patologia. 

O caderno de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) (aqui(external link)), aborda condição clínica multifatorial, caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Trata da importância dos profissionais de AB nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da HAS.

Os cadernos estão disponíveis para Download no Portal da Atenção Básica(external link) e na pasta Diretório da Biblioteca da RedeNutri!