Carregando...
 

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do DAB (CGAN) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) produziram vídeos educativos para tratar da alimentação saudável nas escolas. Voltados para profissionais de saúde e de educação que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), o material busca proporcionar e promover a ampliação da discussão sobre alimentação saudável no ambiente escolar.

“A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde, que desempenha papel fundamental na formação cidadã, de valores e de hábitos. É um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias de promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) que envolvam toda a comunidade escolar: professores (as), merendeiros (as), gestores (as), educandos (as), pais/responsáveis, equipes de saúde” explica Bruna Pitasi, técnica do Departamento de Atenção Básica.

Reconhecendo a importância do investimento na educação alimentar e nutricional, a série integra um conjunto de materiais de apoio que vem sendo produzidos pela CGAN para apoiar as ações de promoção da saúde do Programa Saúde na Escola. Os vídeos são uma das ferramentas disponibilizadas para despertar o interesse e a participação dos educandos e de toda a comunidade escolar e promover a construção coletiva do conhecimento sobre Alimentação e Nutrição no mundo contemporâneo. Além de valorizar um tema tão transversal que é a alimentação, a ideia é aproximar o assunto do cotidiano dos estudantes.

VÍDEOS

Ø  Caminhos da Comida – vídeo voltado para professores e profissionais de saúde que aborda as dimensões da alimentação e os componentes do sistema alimentar e, ainda, a importância da promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.

Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BYw0EVdQbV8 (external link)

Ø  Nico e o tubérculo - vídeo voltado para estudantes do Ensino Fundamental I que aborda os temas cultura alimentar, comensalidade e grupos de alimentos, por meio da história de Nico, um menino que descobre o valor da cultura alimentar de sua família quando realiza uma tarefa escolar.

Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=biq3xE3O3Zc(external link)

Ø  Sem Cantina - vídeo voltado para estudantes do Ensino Fundamental II aborda o tema dos alimentos ultraprocessados por meio da história de dois adolescentes que investigam sobre o tema depois de se depararem com a cantina.

Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4Ql6nOxbyKI (external link)

Fonte: Portal DAB/Ministério da Saúde

Essa notícia e outras relacionadas às atividades da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde estão disponíveis no Informativo da CGAN (Segundeira) (external link)desta semana. A Segundeira apresenta as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

==Acesse aqui a Segundeira de 22 a 26 de maio== (external link)

Nesta edição:

  • CGAN e UERJ produzem série de vídeos educativos com o tema 'alimentação adequada e saudável'
  • Ministério da Saúde lança Campanha para Doação de Leite Humano
  • CGAN participou de oficina de trabalho para planejamento da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS)
  • Confira as adesões ao Programa Saúde na Escola
  • Consea recebe novos representantes para a gestão 2017-2019, elege nova presidenta e debate 2º Plansan
  • Disponível documento sobre a contribuição dos Nasf para a atenção nutricional
  • Guia de Gestão municipal das Políticas de alimentação e nutrição e Promoção da Saúde na atenção básica
  • Agenda da CGAN
  • De Olho na Evidência
  • Espaço dos Estados
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira
  • Monitoramento semanal dos programas estratégicos da CGAN
  • Saiu na Mídia
  • Calendário 

 

Imprimir
Página: 1/63Fast NextLast Page
123863

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais