Carregando...
 
Esta semana para nós nutricionistas é especial. 31 de agosto é o nosso dia!
Eventos em comemoração ocorrerão em vários pontos do país, organizados pelos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, associações profissionais, universidades, dentre outros.
No exercício da função de coordenadora geral da CGAN, participarei de alguns desses. Cito aqui o seminário que ocorrerá de 29 a 31 de agosto, na Faculdade de Saúde Pública da USP. O título do seminário é: Rumos da Nutrição e Atuação Profissional nos Diferentes Setores - oportunidades para o enfrentamento dos problemas nutricionais no Brasil. A programação está excelente e o evento será transmitido pela internet através do site IPTV/USP. Parabéns aos organizadores. Parabéns, CAER (Centro Acadêmico Emílio Ribas).
É momento de celebração do importante papel de nossa profissão na consolidação do direito humano à saúde e à alimentação adequada.
E quando penso nisto, vem-me a lembrança as publicações do querido professor Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, valiosas reflexões sobre a emergência e evolução da profissão de nutricionista no Brasil. Quem ainda não teve oportunidade de lê-lo, eu recomendo. Em uma rápida pesquisa no Google ou no scielo, os textos podem ser localizados.
Lembro-me das muitas nutricionistas e, também, dos nutricionistas (felizmente cada vez mais freqüentes em nossa profissão!) que tive a alegria de conviver ao longo de meus 17 anos de graduada. Atesto que são vários os exemplos de dedicação, ética e compromisso social em diversos campos de atuação da nutrição.
Rogo, em particular, homenagem aos nutricionistas com quem divido o dia-a-dia na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Fico feliz por contar nesta equipe com tanta competência, engajamento e parceria. Obrigada!
Também homenageio a todos os nutricionistas que fazem a PNAN acontecer no cotidiano do SUS e em outras arenas da segurança alimentar e nutricional.
Desejo que vocês encontrem em seu cotidiano elementos para manter acesa a chama interna do amor à profissão, aquela que nos fez escolher esta carreira profissional e que nos dá a certeza da beleza da ciência e da arte de ser nutricionista.

Abraços,
Patrícia Constante Jaime

 

Imprimir
First PageFast PrevPágina: 68/77Fast NextLast Page
16066676869707677

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais