Carregando...
 

O Dr. Antonio Carlos Nardi, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, coordenou a delegação brasileira na 44ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar (CSA)  da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), de 9 a 13 de outubro, que trabalhou a temática de sistemas alimentares e  nutrição. A participação brasileira reforçou a liderança na promoção da alimentação adequada e saudável a partir de políticas intersetoriais. A 44ª Sessão do CSA/FAO consistiu numa oportunidade importante de compartilhar a experiência do Brasil no enfrentamento dos atuais desafios da nutrição nacional, de trocar informações com especialistas e representantes de outros países sobre políticas afins e de traçar estratégias conjuntas para a continuidade e reforço dos compromissos internacionais e seu monitoramento, assim como para fortalecer a implementação destas políticas em nível nacional e internacional.

Durante a 44ª Sessão do CSA/FAO, em 12 de outubro, o Brasil coordenou evento paralelo intitulado “Melhorando a nutrição infantil: estratégias para prevenção e controle da obesidade” como objetivo de coletar experiências e desafios dos países para políticas regulatórias e fiscais e educação nutricional para o enfrentamento do sobrepeso e obesidade infantil.  A discussão desse evento teve ênfase nas estratégias para prevenção e controle do sobrepeso e obesidade em crianças por meio de ambientes seguros e favoráveis à nutrição e trouxe uma perspectiva global, proporcionando uma oportunidade para discutir o relatório dos especialistas sobre Nutrição e Sistemas Alimentares e compartilhar as experiências dos países sobre obesidade infantil no contexto da Década de Ação para Nutrição das Nações Unidas (2016-2025). Além do Brasil, participaram desse evento a Itália e Equador.

Para saber mais sobre esse assunto e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN desta semana. 



Nesta edição:

  • 44ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar (CSA)
  • CGAN discute Obesidade Infantil no 38º Congresso de Pediatria em Fortaleza
  • Disponibilização do Arquivo Complementar no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde
  • 5ª Oficina Regional sobre GPTE no Cadastro Único e Bolsa Família – Região Norte
  • PSE e casos de gravidez na escola
  • Consumo moderado de sal iodado é importante para saúde
  • Amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama
  • Dez dicas de alimentação para melhorar a saúde da pessoa idosa
  • Fonte de diversas doenças, obesidade pode causar de diabetes a câncer
  • Obesidade entre jovens aumentou mais de 10 vezes nas últimas quatro décadas, revela OMS
  • FAO e Brasil promovem congresso global sobre alimentação escolar
  • De olho na evidência
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira - 5 Maneiras De Melhorar Seu Café Da Manhã
  • Monitoramento Semanal de Programas Estratégicos da CGAN
  • Saiu na mídia  

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

 

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde

 

Portal do Departamento de Atenção Básica: http://dab.saude.gov.br/portaldab/(external link)

Comunidade de Práticas:https://www.facebook.com/comunidadedepraticas(external link)

RedeNutri: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php(external link)

 

  

Imprimir
First PageFast PrevPágina: 9/91Fast NextLast Page
178910111991

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais