Carregando...
 

Guia alimentar para crianças menores de 2 anos – Qual a proposta apresentada na Consulta Pública?

 

O Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos está em consulta pública. Para promover a discussão, a partir dessa semana, apresentaremos os 13 capítulos que compõem a nova proposta, que pode ser acessada em aqui.(external link)  

Esta semana falaremos sobre os três primeiros capítulos: "Introdução", "O Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos como instrumento para promoção da segurança alimentar e nutricional", "Um Guia Alimentar para as famílias de crianças menores de 2 anos" e "Princípios". 

A Introdução apresenta o guia e reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a promoção da alimentação adequada e saudável, sendo a publicação de Guias Alimentares e a revisão deste Guia para menores de 2 anos, uma forma de cumprir com esse compromisso. O Ministério da Saúde afirma sua prioridade absoluta no desenvolvimento de estratégias para a promoção e a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada das crianças, considerando a especificidade e a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano. O texto reforça que o Guia será o documento oficial do Ministério da Saúde alinhado ao Guia Alimentar para a População Brasileira, e apoiará a família no cuidado cotidiano da criança; subsidiará ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores e, será um instrumento orientador de políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras. 

O capítulo seguinte “ O Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos como instrumento para promoção da segurança alimentar e nutricional” relembra que a alimentação é um direito básico, garantido pela Constituição Federal, e, para ser adequada e saudável deve ser baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, e respeitar hábitos e culturas regionais. O texto enfatiza também que são necessárias políticas públicas e ações de vários setores para promover o acesso da população à alimentação adequada e saudável e para auxiliar as pessoas a desenvolverem autonomia em suas escolhas.  

Já o capítulo “Um Guia Alimentar para as famílias de crianças menores de 2 anos” apresenta por quem o guia pode ser utilizado e a quem suas recomendações são destinadas. O guia pode ser utilizado por todas as pessoas que participam do cuidado com a criança e as recomendações contidas no documento são válidas para todas as crianças brasileiras. É ressaltado que, em casos de crianças que apresentem alguma doença, a alimentação deve ser orientada por um profissional de saúde, que pode adaptar o Guia às condições da mesma.  

O capítulo “ Princípios”  apresenta os nove princípios norteadores do Guia: A saúde da criança é prioridade absoluta; O ambiente familiar é espaço promotor da saúde; Os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares; Cuidar da criança é responsabilidade de todos; O acesso a alimentos adequados e saudáveis e a informação de qualidade fortalece a autonomia das famílias; A alimentação é uma prática social; A diversidade brasileira influencia a alimentação da criança; A alimentação da criança é uma forma de promover sistemas saudáveis e sustentáveis; e O estímulo  à autonomia da criança contribui para o desenvolvimento de uma relação saudável com a alimentação. 

O que você achou sobre esses primeiros capítulos? Conta para gente!

Se quiser ler a proposta completa e enviar sugestões ao Ministério da Saúde, clique aqui(external link). A consulta pública estará aberta até o dia 25 de agosto. Promova discussões em sua rede! 

Na próxima semana falaremos sobre os capítulos “ LEITE MATERNO: O PRIMEIRO ALIMENTO”, “CONHECENDO OS ALIMENTOS” e “A CRIANÇA E A ALIMENTAÇÃO A PARTIR DOS 6 MESES"

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais