Carregando...
 

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Sobrepeso e Obesidade

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS), em parceria com a Coordenação-Geral de Atenção Especializada (CGAE/DAET/SAS) e a Coordenação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (CPCDT/DGITS/SCTIE), torna pública a enquete da proposta de Escopo para o desenvolvimento do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Sobrepeso e Obesidade.

Esta proposta de elaboração de PCDT tem como finalidade apresentar as recomendações do Ministério da Saúde para o tratamento de usuários adultos portadores de sobrepeso e obesidade, atendidos na atenção básica e especializada do SUS. Os aspectos abordados neste documento serão objetos de busca e avaliação da literatura científica disponível, processo científico este conduzido por metodologistas e traduzido em recomendações voltadas à assistência multiprofissional no SUS.

Para deter o crescimento da obesidade na população adulta, por meio de políticas de saúde, é fundamental que os profissionais de saúde orientem suas práticas de atenção à saúde com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Neste contexto, o PCDT constitui um instrumento que confere segurança e efetividade clínica, de modo organizado e acessível aos profissionais de saúde.

As enquetes visam dar maior publicidade e transparência ao trabalho de elaboração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) desenvolvido pela CONITEC. Foram criadas como mais um meio de comunicação com a sociedade, a fim de melhorarmos esse processo. Elas são disponibilizadas como consulta prévia, ainda na primeira etapa de construção do PCDT, para que possamos discutir uma proposta inicial e, assim, melhorá-la, identificando aspectos que podem não ter sido considerados anteriormente. Dessa forma, a participação popular será considerada desde o início do processo de elaboração do PCDT, e não apenas na Consulta Pública para deliberação final. 

 

Para participar da enquete do PCDT de sobrepeso e obesidade acesse a enquete nº 18 por meio do link http://conitec.gov.br/enquetes(external link). Envie as suas contribuições até o dia 11/09/2018.

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais