Carregando...
 

Oficina de Trabalho Sistemas Alimentares e saúde: desafios e oportunidades

Nos dias 27 e 28 de agosto foi realizada uma Oficina de Trabalho, em Brasília, denominada “Sistemas Alimentares e Saúde: desafios e oportunidades”. A realização do evento procurou integrar a Fiocruz e a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN/DAB a fim de discutir oportunidades e desafios de uma parceria que tenha por base sistemas alimentares mais saudáveis e saúde, com foco nas ações, estratégias e dimensões essenciais, alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS e difusão dos princípios e entendimento do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA.

Os objetivos traçados para o evento foram:  a) Apresentar as necessidades e demandas da CGAN para fortalecimento da agenda técnica e política de promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) e enfrentamento da obesidade e comorbidades e construção de ambientes alimentares saudáveis; b) Identificar os “vazios” de conhecimento/evidências e de ações que possam ser apoiados pela Fiocruz para reforço da agenda estratégica de promoção da alimentação adequada e saudável e construção de ambientes alimentares saudáveis; c) Reforçar o alinhamento da agroecologia e dos sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis como estratégias fundamentais para a PAAS e para o enfrentamento da obesidade e comorbidades e outros agravos nutricionais.

Participaram do evento dirigentes institucionais e pesquisadores da Fiocruz com produção científica e/ou serviços realizados no campo da alimentação e nutrição; gestores e técnicos da Coordenação de Alimentação e Nutrição e, na abertura, contou-se com a participação de representantes da Câmara Interministerial Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/MDS) e da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN/Conselho Nacional de Saúde).

Como resultado, será elaborado um plano de trabalho para os próximos cinco anos, com definição de ações e linhas estratégicas que envolvam as dimensões de formação de pessoas, produção do conhecimento, disseminação e comunicação, inovação em Ciência e Tecnologia e Monitoramento e Avaliação de Políticas. 

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais