Carregando...
 

Evento Regional da América Latina e Caribe sobre o enfrentamento da Obesidade Infantil

Entre 14 e 16 de março, o Ministério da Saúde do Brasil, em colaboração com a OPAS/OMS e a FAO, realizou um encontro regional com países da América Latina para partilha das diferentes estratégias e políticas que estão sendo realizadas para o enfrentamento da obesidade infantil. O evento reuniu dez países (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Suriname), representantes do governo brasileiro, sociedade civil e academia, além do consultor regional de nutrição e atividade física da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Fábio Gomes, o oficial regional de segurança alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Ricardo Rapallo, e o Diretor de Nutrição da Organização Mundial da Saúde, Francesco Branca.

Na abertura, o governo brasileiro anunciou seus compromissos oficiais em relação ao tema: frear o crescimento da obesidade, reduzir o consumo de refrigerantes e aumentar o consumo de frutas e hortaliças, que estão oficializados no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Plansan 2016-2019, construídos intersetorialmente na Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e organizados na Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, incluindo as demandas do controle social e traduzidos, em suas responsabilidades e orçamentos, nos demais instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual de Ação (PPA).

O evento foi considerado uma etapa regional de discussão e implementação da Década de Ação sobre a Nutrição das Nações Unidas e constituiu um momento fundamental para o intercâmbio de experiências e políticas entre os países, particularmente nos eixos de regulação e taxação de alimentos, promoção de ambientes saudáveis e atenção à saúde de crianças obesas. O diretor de nutrição da OMS explicou a implementação da Década e reforçou a importância da mobilização e protagonismo da região das Américas, bem como congratulou a liderança do Brasil no início da discussão regional.Além disso, serviu para organizar redes de cooperação entre os países da região a partir experiências bem-sucedidas de países, como, por exemplo, o México na taxação de refrigerantes, o Chile na rotulagem frontal de alimentos e o Brasil nos guias alimentares baseados em alimentos.

Na parte final, os países discutiram de forma mais detalhada seus possíveis compromissos para a Década de Ação, partir de seus planos e políticas nacionais e foram reforçados os compromissos regionais já assumidos pelos países na Opas, tais como o Plano de Ação para a Prevenção da Obesidade Infantil e na Adolescência. Como próximos passos, haverá outros momentos em que os países da região fortalecerão seus compromissos com a Década, incluindo um evento paralelo na Assembleia Mundial da Saúde, em maio, consultas nacionais e regionais sobre o Plano de Ação da Década e um evento paralelo para a discussão ampliada dos compromissos dos países na reunião do Conselho de Segurança Alimentar, em outubro.

 

Segundeira da CGAN

A partir de hoje a segundeira da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição estará disponível semanalmente na biblioteca da Redenutri. Acesse já o boletim da semana de 20 a 24 de março neste link: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1674(external link)
Essa e outras notícias estão disponíveis para leitura na Segundeira da CGAN, que é um boletim semanal que apresenta as principais notícias da semana, elenca as principais agendas previstas para a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, além de evidências científicas e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS.

 

 

 

 

Imprimir

Enquete

Recentemente foram lançados materiais de incentivo a alimentação saudável baseados no Guia Alimentar, em parceria entre a UFMG e a CGAN. Na sua opinião, estes materiais poderão contribuir para:




Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais