Carregando...
 

Reunião da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição

Nos dias 21 e 22 de março foi realizada a 67ª. Reunião da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN), do Conselho Nacional de Saúde.  Entre outros, foram apresentados e discutidos os temas: Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida; Segurança Alimentar de pessoas portadoras de doença celíaca (Fenacelbra); Plano Nacional de Saneamento e Abastecimento de Água (Ministério das Cidades); Rotulagem Nutricional (ANVISA) e o relato do Encontro Regional da América Latina sobre Obesidade Infantil (CGAN). 

Em relação ao tema da rotulagem nutricional, a CIAN preparou um texto para subsidiar o CNS e enviar à ANVISA uma recomendação para priorizar essa atividade em seu plano de trabalho institucional, considerando as evidências de sua importância para o enfrentamento da obesidade infantil e a ocorrência, em diversos países, incluindo a América Latina, de experiências bem sucedidas, como as apresentadas pelo Chile e Equador no Encontro Regional acima referido. 

Na reunião também foram apresentadas informações sobre as Conferências Nacionais de Vigilância em Saúde (2ª. CNVS) e de Saúde da Mulher (15ª CNSMu). Discutiu-se a inserção de um subeixo na 2ª. CNVS “A Vigilância em Saúde e o Atual Cenário Epidemiológico e Nutricional da População Brasileira” (proposta preliminar), cuja sugestão será apreciada pela comissão organizadora da Conferência e pelo pleno do Conselho.  

Considerando as últimas notícias veiculadas pela imprensa sobre a qualidade das carnes, uma técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi convidada para apresentação sob a inspeção e fiscalização da produção de carnes. Como resultado, a CIAN encaminhará sua posição a respeito dos acontecimentos em uma nota (em elaboração) que analisará os fatos, contrapondo as visões de segurança do alimento – componente necessário, mas não suficiente - para a segurança alimentar e nutricional (SAN), vez que a SAN deve fundamentar-se sobre sistemas mais sustentáveis de produção de alimentos, com menos impacto ambiental e por meio de políticas inclusivas de pequenos e médios produtores, inclusive com adequação da legislação sanitária vigente.  

 

Confira a Segundeira da CGAN do período de 27 a 31 de março na biblioteca da Redenutri:

 

http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1693(external link)

 

Image

 

 

 

Imprimir

Enquete

Recentemente foram lançados materiais de incentivo a alimentação saudável baseados no Guia Alimentar, em parceria entre a UFMG e a CGAN. Na sua opinião, estes materiais poderão contribuir para:




Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais