Carregando...
 

Obesidade Atinge Um em Cada Cinco Brasileiros

No dia 17 de abril, foram lançados os dados do Vigitel, que mostraram que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9%, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. O excesso de peso também cresceu entre a população: passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016.

Além disso, a pesquisa verificou que o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.

Em relação ao hábito alimentar, os dados apontam uma diminuição da ingestão de alimentos considerados básicos e tradicionais na mesa do brasileiro. O consumo regular de feijão diminuiu 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016. E apenas um entre três adultos consomem frutas e hortaliças em cinco dias da semana. Entre as mudanças positivas, está a redução do consumo regular de refrigerante ou suco artificial. Em 2007, o indicador era de 30,9% e, em 2016 foi 16,5%.

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) tem como objetivo monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Todos os anos são realizadas entrevistas telefônicas em amostras da população adulta (18 anos ou mais) residente em domicílios com linha de telefone fixo. Em 2016 foram realizadas entrevistas entre fevereiro e dezembro com 53.210 pessoas maiores de 18 anos das capitais brasileiras.

Para conhecer mais dados da pesquisa, veja aqui a apresentação(external link)  

Essa notícia e outras relacionadas às atividades da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde estão disponíveis no Informativo da CGAN (Segundeira) desta semana. A Segundeira apresenta as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.
===Acesse aqui Segundeira de 17 a 21 de abril===(external link)
Tópicos da semana:
● Em dez anos, obesidade cresce 60% no Brasil e colabora para maior prevalência de hipertensão e diabetes
● Curso de aperfeiçoamento em Implementação da Política Nacional de Promoção da saúde: Programa Academia da Saúde
● ANVISA publica nova RDC sobre o enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico
● Saúde é meu lugar
● Publicada nomeação de membros da sociedade civil para o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
● NUPENS convida profissionais de saúde para pesquisa(external link) sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira
● Espaço dos Estados
● Implementando o Guia Alimentar para população brasileira
● Monitoramento Semanal de Programas Estratégicos da CGAN
● Saiu na Mídia
● Calendário  

 

Imprimir

Enquete

Recentemente foram lançados materiais de incentivo a alimentação saudável baseados no Guia Alimentar, em parceria entre a UFMG e a CGAN. Na sua opinião, estes materiais poderão contribuir para:




Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais