Carregando...
 

Adesão ao PSE chega a 90% do território nacional!

Na última sexta-feira, 30/06, encerrou-se o prazo para adesão ao ciclo 2017/18 do Programa Saúde na Escola (PSE).

Com o envolvimento dos gestores locais, representantes estaduais e Conselhos Municipais de Saúde e de Educação, chegou-se a 90% a adesão de municípios (5.040).

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007, com ações de saúde e educação voltadas às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos da educação pública brasileira. Os municípios participantes do programa se unem para promover saúde e educação integral.

Em portaria publicada pelo Ministério da Saúde, o programa estabelece doze ações a serem realizadas pelos gestores por dois anos. No novo modelo, os estudantes terão atualização do calendário vacinal e ações de promoção da saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo às práticas corporais e atividade física, prevenção de DST/Aids, entre outras.

O Ministério da Saúde repassará incentivo global de R$ 89 milhões por ano. Para saber mais, acesse a página do PSE. A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar. Confira no mapa abaixo o painel de adesões no site do Programa.

Para saber mais sobre esse assunto e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS, baixe aqui Segundeira da CGAN(external link) desta semana.


Nesta edição: 

  • Adesão ao PSE chega a 90% do território nacional!
  • Prorrogação do prazo de registro das informações de acompanhamento da saúde do PBF – 1ª vigência de 2017
  • Participe da pesquisa sobre atuação dos tutores da EAAB!
  • CGAN realiza videoconferência com referências estaduais de alimentação e nutrição
  • De Olho na Evidência: redução de sódio em alimentos processados e ultraprocessados; taxação de produtos prejudiciais à saúde; NASF.
  • Espaço dos Estados
  • Agenda da CGAN
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira: Dietas da moda e alimentos milagrosos
  • Monitoramento semanal dos programas estratégicos da CGAN
  • Saiu na Mídia
  • Calendário


A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas. 

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais