Carregando...
 

Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição realiza oficina para discussão de metas de redução de açúcar em bebidas adoçadas

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/MS) organizou reunião com o setor produtivo com o objetivo de conhecer os desafios tecnológicos, discutir metodologias de análises e discutir metas de redução de açúcar em bebidas adoçadas.

A atividade está prevista no âmbito do Plano de Redução de Açúcar em Alimentos Industrializados e visa orientar a elaboração e monitoramento dos acordos voluntários a serem assinados entre o setor produtivo e o MS para redução do teor de açúcar em alimentos industrializados.

Participaram da Oficina, representando o setor produtivo, as empresas associadas à Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI), a associação Viva Lácteos e Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (ABIA). A Oficina também contou com a presença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Social.

Na ocasião, o setor produtivo apresentou uma proposta de metas de redução de açúcar para as subcategorias refrigerantes, néctares e bebidas mistas, com base nos teores de açúcar das bebidas no mercado. As metas serão avaliadas pela CGAN/MS e passarão por uma nova rodada de negociação para posteriormente serem firmadas entre o Ministério da Saúde e as Associações do Setor. 

Para saber mais sobre o assunto e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS, baixe aqui Segundeira da CGAN(external link) desta semana. 


Nesta edição:

  • Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição realiza oficina para discussão de metas de redução de açúcar em bebidas adoçadas
  • Guia Alimentar da População Brasileira é tema de roda de conversa
  • ONU: após uma década de queda, fome volta a crescer no mundo
  • Disponível o tutorial do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) no Ambiente UNIVERSUS
  • TelessaúdeRS-UFRGS lança novo curso EAD de Nutrição APS
  • Espaço dos estados
  • De olho na evidência
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira
  • Monitoramento Semanal de Programas Estratégicos da CGAN
  • Saiu na mídia 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas. 

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais