Carregando...
 

Parceria para avançar agenda Integrada de Saúde da Criança Indígena

Visando contribuir com a redução da mortalidade e desnutrição de crianças indígenas, a Secretaria Especial de Saúde Indígena/MS, a Unicef e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição/DAB/SAS/MS firmaram parceria em ações que contribuirão com o andamento da Agenda Integrada de Saúde da Criança Indígena. Em uma das ações, será promovida uma “Oficina para o desenvolvimento de competências de famílias indígenas para o direito à Segurança Alimentar e Nutricional e combate a mortalidade infantil indígena".

Nos dias 5 e 6 de outubro, ocorreu reunião entre técnicos da Coordenação Geral de Atenção à Saúde Indígena – CGAPSI do Departamento de Atenção à Saúde Indígena, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN do Departamento de Atenção Básica, de representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas - DSEI Alto Rio Juruá - AC, Alto Rio Purus - AC, Médio Rio Solimões e Afluentes - AM, Xavante - MT e Yanomami - RR, UNICEF e indígenas representantes da Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia – Sitoakore, para alinhamento e avaliação da metodologia sugerida a ser trabalhada com a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena - EMSI de cada DSEI e construção de uma proposta de programação da oficina que será trabalhada na aldeia.

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição/DAB foi responsável pela facilitação da metodologia “Modelo Hipotético Causal” que estimula a reflexão das causas e determinantes que influenciam diretamente no Estado Nutricional de Crianças Indígenas menores de 5 anos, partindo da análise do consumo e utilização biológica dos alimentos.

O próximo passo será o desenvolvimento dos trabalhos em territórios indígenas dos DSEI voltados para os profissionais que compõem as EMSI, lideranças e mulheres indígenas.

Para saber mais sobre esse assunto e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN desta semana.

 



Nesta edição:

  • Parceria para avançar agenda Integrada de Saúde da Criança Indígena
  • Guia Alimentar é destaque em evento Internacional que Discute alimentação em escolas
  • Brasil é primeiro país a se comprometer com a Década da Nutrição
  • Publicações de Portarias do Programa de Financiamento das ações de alimentação e nutrição
  • Guia de gestão municipal das ações de Alimentação e Nutrição e de Promoção na Saúde na Atenção Básica
  • Espaço dos Estados
  • De olho na evidência
  • Reuniões e agendas estratégicas
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira
  • Monitoramento Semanal de Programas Estratégicos da CGAN
  • Saiu na mídia

 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

 

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde

 

Portal do Departamento de Atenção Básica: http://dab.saude.gov.br/portaldab/(external link)

Comunidade de Práticas:https://www.facebook.com/comunidadedepraticas(external link)

RedeNutri: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php(external link)

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais