Carregando...
 

CGAN participa de reunião de Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional do Mercosul

Nos dias 06 a 09 de novembro, aconteceu em Brasília a reunião do Grupo Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (GTSAN) do Mercosul. Participaram das reuniões os representantes da Argentina, Brasil (representado pela CGAN), Paraguai e Uruguai. Nos dias 8 e 9, a reunião foi realizada conjuntamente com a Comissão Intergovernamental de Enfermidades Não Transmissíveis (representada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde) tendo em vista a convergência entre os temas de cada grupo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também acompanhou a reunião nos três dias.

A reunião foi momento oportuno para debater os principais pontos na agenda de enfrentamento do excesso de peso e obesidade e doenças crônicas associadas à má alimentação nos Estados Parte. Os países apresentaram e debateram sobre suas ações implementadas para o enfrentamento da obesidade, rotulagem frontal de alimentos embalados e redução do consumo de sódio pela população. O Brasil realizou também a apresentação da Década de Ação para a Nutrição da Organização das Nações Unidas, destacando os compromissos assumidos junto à OMS e estimulou que os outros países do Bloco também o façam.

Como produto da reunião, foi retomada a discussão iniciada pela Argentina no semestre passado e elaborada uma proposta final do acordo do Mercosul para eliminação gradual de gorduras trans de origem industrial nos alimentos embalados. Espera-se que o documento seja aprovado pelos ministros do Mercosul ainda na presidência pró tempore do Brasil (a finalizar-se em dezembro de 2017).

Os representantes do Paraguai já preveem a próxima reunião presencial dos grupos em sua presidência pro tempore, que se iniciará em janeiro de 2018.

 

Para saber mais sobre esse assunto e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN desta semana.




Nesta edição:

  • CGAN participa de reunião de Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional do Mercosul
  • Propostas de Rotulagem e Taxação de Bebidas Adoçadas
  • CGAN realiza oficina para discussão de metas de redução de açúcar em biscoitos
  • OPAS reforça recomendação de uso de ícones de advertência frontais em embalagens de alimentos no Brasil
  • Conheça os fatores que influenciam a alimentação de pessoas com mais de 60 anos
  • Aumentar preço de bebidas adoçadas é uma das melhores estratégias para melhorar alimentação dos brasileiros
  • Espaço dos Estados
  • De olho na evidência
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira - Comida de bebê: Melhore a alimentação da família toda
  • Monitoramento Semanal de Programas Estratégicos da CGAN
  • Saiu na mídia

 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde

 

Portal do Departamento de Atenção Básica: http://dab.saude.gov.br/portaldab/(external link)

Comunidade de Práticas:https://www.facebook.com/comunidadedepraticas(external link)

RedeNutri: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php(external link)

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais