Carregando...
 

Consulta Técnica sobre Rotulagem Frontal de Produtos Alimentícios e Bebidas

Entre os dias 13 a 15 de novembro, a Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição, Michele Lessa, participou da Consulta Técnica sobre Rotulagem Frontal de Produtos Alimentícios e Bebidas. O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e ocorreu em Washington, Estados Unidos.

Na agenda foram reservados espaços para discussões relativas a evidências sobre como a rotulagem nutricional frontal de alimentos contribui para efetivamente mudar escolhas e consumo em favor da saúde e experiências interessantes de outros países sobre adoção e adaptação de normas e regulamentos para rotulagem. Uruguai e Chile estão entre os países mais avançados na regulamentação da rotulagem nutricional frontal.

Dentre as iniciativas discutidas na consulta técnica, foi apresentado pela Dra. Adriana Blanco (OPAS/OMS) o Projeto REGULA, que monitora o avanço dos países na capacidade de regulação nas agendas de álcool, tabaco e alimentação. O projeto tem em sua primeira fase quatro componentes, dentre os quais se encontram o mapeamento da capacidade institucional para implementar processos regulatórios sobre os fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis - DCNT na América Latina e o desenvolvimento de uma estratégia para seu monitoramento.

O evento fortaleceu a ideia de que é importante resgatar as lições aprendidas sobre rotulagem de tabaco e medicamentos para que se possa avançar na rotulagem de alimentos. Outro ponto destacado é a necessidade de maior mobilização da sociedade para defender a mudança na rotulagem e a realização de ações de educação do consumidor para incentivar escolhas mais saudáveis.

 

Para saber mais sobre esse assunto e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS, baixe aqui(external link) a Segundeira da CGAN desta semana.

 


Nesta edição:

  • Consulta Técnica sobre Rotulagem Frontal de Produtos Alimentícios e Bebidas
  • Plano de Ação para Enfrentamento à Obesidade - PI
  • Seminário de atualização sobre ações de Alimentação e Nutrição - SC
  • Linha de Cuidado do Paciente com Sobrepeso e Obesidade - RN
  • Saúde recebe contribuições para novo guia alimentar para menores de 2 anos
  • Diabetes em crianças: tire suas dúvidas
  • Empoderamento das mulheres é requisito para o fim da fome, defende FAO
  • Reuniões e agendas estratégicas
  • Espaço dos Estados
  • De olho na evidência
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira - Comida de bebê: as variações de textura ao longo dos meses
  • Monitoramento Semanal de Programas Estratégicos da CGAN
  • Saiu na mídia

 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde

 

Portal do Departamento de Atenção Básica: http://dab.saude.gov.br/portaldab/(external link)

Comunidade de Práticas:https://www.facebook.com/comunidadedepraticas(external link)

RedeNutri: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php(external link)

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais