Carregando...
 

Participe do mapeamento de ações de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil

                Quer divulgar seu trabalho nas áreas de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil? Para isso, basta preencher o FormSUS produzido pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde para mapear as experiências realizadas na Atenção Básica. Voltado aos profissionais de saúde da AB no SUS que queiram divulgar experiências bem sucedidas nas áreas de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil, o formulário poderá ser preenchido até dia 2 de março.

                    O objetivo é identificar e mapear as ações para compor um banco de iniciativas e experiências, que servirão de base para a construção de ações de prevenção e controle da obesidade em nível nacional e troca de experiência com outros municípios. A obesidade infantil se configura como um problema de grande dimensão no país, e o excesso de peso (sobrepeso e obesidade) em crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008 mostram que na faixa de 5 a 9 anos a prevalência de excesso de peso chega a 33,5%.

                    São observados índices preocupantes em crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, o excesso de peso alcançou em 2016, 17,09% e 28,4% respectivamente em crianças menores de 5 anos e de 5 a 9 anos, segundo dados do SISVAN, com base no acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. “O papel das equipes de Atenção Básica no diagnóstico da obesidade infantil e o seu protagonismo no desenho e implementação de ações de controle, prevenção e tratamento do agravo é muito importante. Acreditamos que existam muitas iniciativas locais direcionadas ao seu controle”, defende Michele Lessa, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Para agregar sua iniciativa junto ao banco de ações exitosas, preencha o FormSUS

 Para preencher o formulário, acesse: www.bit.ly/FormsusObesidade(external link)

Para saber mais sobre essa matéria e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS:

- Baixe a Segundeira da CGAN desta semana no link:http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1770(external link); ou

- Acesse o Blog da CGAN da RedeNutri (http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php(external link)).

Nesta edição:

  • Participe do mapeamento de ações de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil
  • Rotulagem: Anvisa recebe 50 mil assinaturas em apoio à proposta do Idec
  • Bela Gil e seis argumentos pelo nosso direito de saber
  • Ganho de peso na Gestação·         CONSEA promove oficina de facilitadores da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional +2
  • Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira·         Monitoramento semanal dos programas estratégicos da CGAN        
  • Saiu na Mídia

 

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

 

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
 

 

Portal do Departamento de Atenção Básica: http://dab.saude.gov.br/portaldab/(external link)

Comunidade de Práticas:https://www.facebook.com/comunidadedepraticas(external link)

RedeNutri: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php(external link)

 

 

 

 

Imprimir

Enquete

A Portaria 1.055 publicada em 25/04/2017 para o Programa Saúde na Escola prioriza ações de prevenção à obesidade infantil. Qual das ações propostas você considera mais desafiadora?





Anti-Bot verification code image Outro código

File is not an image.

Redes Sociais